sábado, março 17

Saudações Escoteiras

-=O Sinal Escoteiro=- É usado apenas na cerimônia de Promessa. Os três dedos juntos representam as três partes da Promessa; os dedos que se apóiam, o maior sobre o menor, simbolizam que mesmo os escoteiros mais distantes são unidos, e que o forte defende o mais fraco.
A Sinal Escoteira e usada por, Escoteiros/as, Sêniores, Guias, Pioneiros/as e Escotistas de todas os Ramos e Dirigentes do M.E.



-=A Saudação Escoteira=-Na Saudação a posição dos dedos é igual a do SINAL ESCOTEIRO, a mão toca ligeiramente a fronte, do lado direito. A Saudação é usada para cumprimentar outro escoteiro quando vemos pela primeira vez ao dia; cumprimentando autoridades e durante as cerimônias de hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional.
A Saudação Escoteira e usada por, Escoteiros/as, Sêniores, Guias, Pioneiros/as e Escotistas de todas os Ramos e Dirigentes do M.E.



-=A Saudação do lobinho=-Na Saudação a posição dos dedos é em v como as orelhas dos lobos, a mão toca ligeiramente a fronte, do lado direito. A Saudação é usada para cumprimentar outro Lobinho quando vemos pela primeira vez ao dia; cumprimentando autoridades e durante as cerimônias de hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional.



-=O Sinal do lobo=- É usado apenas na cerimônia de Promessa. Os dois dedos juntos representam as duas partes da Promessa; os dedos que se apóiam, o maior sobre o menor, simbolizam que mesmo os lobinhos mais distantes são unidos, e que o forte defende o mais fraco.




-=O Aperto de Mão=-A origem do aperto de mão Escoteiro, remonta a uma passagem da vida de B.P. Em 1895 quando da derrota dos terríveis guerreiros Ashantis, na África; Baden-Powell estendeu a mão direita ao Chefe supremo daqueles selvagens, quando se encontraram para celebrar a paz. Entretanto, prenpeh, estendeu-lhe a mão esquerda dizendo: Senhor, em minha terra os guerreiros mais bravos cumprimentam-se com a mão esquerda. Mais tarde o fundador instituiria que os escoteiros usariam a mão esquerda para cumprimentar-se; o que é hoje uma tradição mundial.